Saiba antes de criar a marca da sua empresa

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quinta-feira, 29 de março de 2012

A marca, como o nome já diz, é uma identidade que tem o objetivo de diferenciar, proteger, localizar, um produto ou serviço. As empresas investem nesse bem intangível porque as marcas constituem seu patrimônio e, bem posicionadas, criam laços e emoções com seus públicos de interesse aproximando estes daquele.

A aproximação acontece através da penetração em nossos sentidos, por meio a publicidade trazendo sensações positivas, focando principalmente nas necessidades e desejos das pessoas.

Para os consumidores, a marca os posiciona socialmente, ou seja, identificam-nos. Por isso, muitas pessoas tornam-se fiéis a marcas. Isso acontece porque tudo tem marca: desde as frutas que compramos a automóveis. É uma identidade para a empresa e para o consumidor, pois o protege também.

Segundo Philip Kotler, marca pode ser “um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes” (Kotler, Philip, 1998). Partindo do conceito amplamente difundido pelos teóricos, trata-se de uma conexão simbólica entre uma organização, sua oferta e o mundo do consumo.

Quando vamos criar uma marca, porém, surge a dúvida: o que eu devo fazer para criar impacto no mercado?

Antes de qualquer coisa é preciso informar que uma marca não vive por si só. Não nasce forte, mas torna-se com o tempo e com uma série de variáveis que vão desde a tradição, confiança, respeito, qualidade, valor. Mas, podemos pensar em outra linha de raciocínio: eu quero desenvolver uma marca atrativa que chame a atenção do público, o que eu devo fazer? Diante dessa questão há algumas respostas.

Para desenvolver uma marca atrativa, há algumas normas básicas a serem seguidas. São elas:

Correlação com o produto/serviço: este é um item básico. A marca visual deve possuir alguma relação direta com os produtos/serviços apresentados ao mercado. Seja na logotipia, na descrição ou na parte visual. Deve ser mais explorado principalmente se a sua marca é individual, ou seja, uma marca específica para determinado produto/serviço.

Fáceis de lembrar: simplicidade, objetividade. São duas palavras que você deve se lembrar ao criar a sua marca. Não adianta de nada pensar em um nome que nunca foi visto numa marca se o mesmo jamais será lembrado pelos consumidores.

Originais: As pessoas devem lembrar-se do nome da sua marca. A originalidade é outro ingrediente que ajudará a mantê-la na memória. Jamais copie nomes que já estão no mercado.

Fácil pronúncia: Mais uma vez a palavra simplicidade e objetividade tem espaço reservado aqui. Para que o consumidor se lembre de sua marca é preciso ter em mente um nome de fácil pronúncia de preferência em português, dependendo do seu negócio. Pesquise seu público, identifique-o e assim saiba qual nome ele absorve com mais facilidade.

Criatividade: Por fim, um nome criativo que combine com o seu negócio, mas as pessoas ao olharem sua logomarca, encontre uma aproximação entre o símbolo visual, o logotipo e descrição do serviço/produto com aquilo que é, de fato a empresa.

Seguindo esses passos, você construirá uma marca que atenderá as expectativas do seu público-alvo. Nos próximos posts eu vou falar um pouco sobre o sentido das cores nas marcas, objeto de estudo que também precede a criação de marcas.




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