Marketing de valor agregado como diferencial da sua empresa

/
domingo, 11 de março de 2012
Não dá para fugir, as pequenas e grandes empresas necessitam desenvolver em suas estruturas o Marketing com valor agregado. Mas o que significa agregar valor ao marketing? Quer dizer atender por meio dos produtos e serviços às necessidades dos clientes, não somente vender por vender, servir por servir, visando apenas o lucro. O desafio é provar a excelência dos produtos em mercado com a permissão dos consumidores sem importuná-lo. Grande desafio, não?

Só é possível conseguir chegar a resultados positivos conhecendo o consumidor e suas necessidades. É o que deve fazer as empresas, hoje. Os departamentos de marketing, ainda muito reduzidos, têm de conhecer as rotinas de compra dos consumidores, saber do que eles gostam e como gostam.

Podemos exemplificar as exigências do cliente a partir de um supermercado.

Quando eu vou ao supermercado fazer as compras do mês:

Eu quero fazer as compras – pela lógica eu quero encontrar produtos de qualidade, mas, mais do que isso quero poder ter um bom atendimento, simpatia no caixa, pouco tempo de espera;

Eu tenho pressa, preciso comprar rápido – os produtos são encontrados com facilidade, ou há alguém que me auxilie a encontrá-los?

Eu tenho família, filhos, quero conforto para meu bebê – há carrinhos próprios para eu andar com ele?

Eu não tenho carro e preciso dos produtos, urgente – há serviço de entrega a domicílio rápido?

São alguns exemplos de valor agregado ao marketing no negócio supermercado. Se o Departamento de Marketing segue esses exemplos à risca, com certeza o negócio tem um diferencial a oferecer aos clientes. Em longo prazo, ele está conquistando novos clientes e fidelizando os mais velhos. Já não dá apenas para ter produtos nas gôndolas dos supermercados, mas o cliente quer mais e na Era do Marketing, ele é o rei.

Com o Marketing de valor agregado, o supermercado terá clientes fidelizados, pois trabalha com diferenciais e fortalece sua marca, bem maior da empresa. Com a fidelização o negócio passa a conhecer os hábitos de consumo dos clientes e estabelece um relacionamento com ele.

Antes do Marketing, o Endormarketing

Isso mesmo. Não dá para pensar em atingir o cliente sem antes arrumar a casa. O endormarketing olha para dentro, ele trabalha primeiro com o público interno (funcionários) e o incentiva nos processos de produção dos produtos e implementação de serviços. Um funcionário motivado é um membro da empresa que a conhece e pode passar esse conhecimento ao cliente, portanto, funcionário mais informado sobre o negócio reflete num funcionário mais motivado. De maneira geral, a empresa deve gerenciar as atividades e atitudes dos funcionários a partir da motivação e da comunicação. (no próximo post eu explicarei como atingir esses objetivos)

Infelizmente a realidade brasileira diz o contrário: nossas empresas, a maioria, não atenta a esses quesitos. Muitas nem sabem o que é endormarketing e não se importam com o capital humano que tem ali. O que se vê: funcionário bom é aquele que custa pouco, ou, se quiser ficar é do meu jeito, se não quer, tem filas à espera de emprego. Atitudes que não valorizam em primeiro lugar o cliente que não terá um atendimento feliz nem diferente dos outros negócios do mesmo ramo de atuação.

Já está mais do que na hora de as empresas atentarem para o marketing de valor agregado. É o futuro: pensar e satisfazer todas as necessidades do consumidor, mas, para isso, é necessário mudar a estrutura que não favorece esse processo. Quando as empresas começarem a administrar seus produtos, serviços, preços, distribuição e processos de comunicação, elas verão que os desejos e necessidades dos clientes, internos (funcionários) e externos serão atingidos. Com isso, a empresa cuida da sua imagem, da sua marca, se antecipa aos concorrentes, lucra mais, e orienta-se para o futuro e possíveis novos mercados de atuação.




Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários