Ouça melhor e faça a diferença na comunicação da sua empresa

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domingo, 25 de março de 2012

Para a maioria das pessoas expressar-se bem, oralmente, por meio de tom de voz bem encadeado e gesticulação, parece ser a maneira mais eficaz de se comunicar; é importante, mas há formas mais eficazes no ambiente empresarial. Sim, pois uma comunicação de qualidade é potencializada pelo saber ouvir e, diferente do que muitos pensam, ouvir requer habilidades que poucos têm ou conhecem.

Por que saber ouvir traz importante contribuição para a comunicação empresarial? É simples: uma pesquisa feita por uma importante indústria de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que 80% do trabalho de um executivo depende de como ele ouviu ou interpretou informações. A pesquisa também descobriu que ouvir bem é a ligação mais importante da comunicação nas empresas e também a mais frágil.

O primeiro passo para ouvir melhor no ambiente empresarial e levar essas habilidades para qualquer ambiente da vida, está em tomar consciência dos fatores que afetam a habilidade de ouvir e ampliar o tipo de experiência auditiva que pode produzir bons hábitos de ouvir. Mas para desenvolver esses dois pontos, há um enorme obstáculo pela frente: desenvolver a audição é mais difícil do que falar, porque exige concentração no interlocutor.

A dificuldade em ouvir com qualidade é potencializada porque a mente humana processa mais rápido do que a quantidade de palavras que uma pessoa pode falar por minuto, fato que nos dá segurança de desviar a atenção de quem fala, pensar em outras coisas e voltar a atenção para o seu discurso novamente. O problema é que não usamos esse tempo excedente para aproveitar o conteúdo de quem fala. Com isso, perdemos trechos importantes de uma palestra, reuniões, seminários, podendo interpretar erradamente assuntos importantes para o desenvolvimento de trabalhos que dependem do que foi falado.

Dicas

O bom ouvinte é aquele que descobriu que a eficácia está em voltar toda a sua atenção à recepção da mensagem e ainda usar o mínimo do tempo excedente para os desvios que levam para longe do raciocínio de quem fala. Para a audição funcionar em seu melhor nível, o ouvinte precisa desenvolver quatro atividades mentais. São elas:

1 – Penar à frente do discurso do interlocutor tentando prever onde o seu raciocínio vai chegar, buscando a conclusão;

2 – Avaliar o discurso de quem fala e se perguntar se o que se recebe está correto e se é assim mesmo;

3 – Resumir os pontos-chaves do discurso;

4 – Ouvir o discurso nas entrelinhas e buscar sinais que ajudam a entender a comunicação (expressões faciais, tom de voz, gestos);

busca por uma audição de qualidade somos afetados por nossas emoções, ou seja, temos a habilidade de desativar mentalmente aquilo que não queremos ouvir e o contrário também quando o discurso nos interessa. As emoções, portanto, funcionam como filtros auditivos. Esses filtros são importantes porque podem superestimular nossa audição para que ouçamos com propriedade ou então para que desativemos aquilo que não nos interessa ou vai contra nossas crenças e ideias.

Benefícios

Quem tem a audição apurada se protege de confundir números, datas, agenda, nomes. Esses erros combinados podem custar caro, até mesmo o seu emprego. O maior prejudicado, no entanto, é o negócio da empresa, portanto, ouça melhor e some para a sua empresa e para a sua profissão. Ouça com qualidade e faça a diferença na comunicação empresarial.




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