Somos todos romeiros rumo a casa do Pai

/
sábado, 21 de junho de 2014

Povo de Deus a caminho


De 27 de junho a 6 de julho, acontece, em Trindade, a Romaria do Divino Pai Eterno, com o tema “Somos a Família do Pai Eterno”. E como em todos os anos, milhares de pessoas participam da festa, entre elas estão os romeiros. A palavra romaria é uma referência à cidade de Roma, onde se encontra a sede da Igreja Católica e, por esse motivo, é usada para designar as peregrinações de cunho católico. Romeiro, o que faz a romaria, é aquele que viaja para determinado local por devoção, para pagar promessas, pedir graças ou simplesmente agradecer.

No caso de Trindade, grande parte dos romeiros fazem o percurso de 18 km da Rodovia dos Romeiros a pé, mesmo os que vivem na própria cidade. Muitos vêm, há muitos anos, de muito longe. É o caso do Nelson José Lopes, que há mais de 10 anos sai de Inhumas-Go e faz todo o trajeto até Trindade com carro de boi. Segundo o carreiro, o que o move é a grande fé no Divino Pai Eterno: “Enquanto eu tiver vida e Deus me permitir virei à festa em louvor ao Pai” e como já é tradição, é grande a participação de romeiros que viajam em carros de boi.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe.Robson de Oliveira fala do sentido da romaria: “Neste tempo de Romaria anual, muitas pessoas vêm a Trindade expressar sua fé e amor na oração, louvor e súplica ao Divino Pai Eterno. É tempo de chegar à Casa do Pai com muita emoção. Essa é uma forma de proclamar e reavivar a fé do povo fundamentada no amor de Deus. É vivenciar a experiência de encontro com o Pai. Falamos de uma fé simples, porém forte, do povo de Deus, do romeiro, do peregrino, daquele que crê, confia e se entrega ao Pai Eterno.”

Muitos grupos se organizam no estado, no Brasil e no exterior para essa romaria, uma vez que se trata do maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Rumo à Casa do Pai... 


A Arquidiocese de Goiânia, este ano, realizará no dia 28 de junho, sua 11ª Romaria Arquidiocesana ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Todos os fiéis são convidados a estar junto com o Arcebispo Dom Washington Cruz nessa peregrinação a Trindade, momento de encontro entre os fiéis de diversas paróquias e comunidades. A saída será às 15 horas, do trevo da GO-060, saída de Goiânia para Trindade, onde Dom Washington dará a bênção de envio a todos os fiéis, que seguirão em oração, animados por cânticos. A chegada à Basílica está prevista para as 19h30, quando o arcebispo presidirá o segundo dia da Novena Solene, com a participação de todos os fiéis dos vicariatos e demais romeiros presentes.

Na chegada...


Segundo o personal trainner Josemar Luiz ao chegar a Trindade, o romeiro, deve dar uma pausa para descanso, alongar-se e se alimentar,  optando por carboidratos e proteínas. O consumo de isotônicos ajuda a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor. Se o desejo é ir a uma celebração, o ideal é programar que a caminhada seja concluída um pouco antes do horário da missa, para ter o tempo de descanso. 

Dicas a todos os romeiros 


  • - A caminhada deve sempre começar e terminar com alongamento, principalmente,  de  panturrilhas, coxas, posterior de pernas e lombar. 
  • - A hidratação deve ser contínua, com pequenos goles de água durante todo o trajeto.
  • - Estabelecer um ritmo: para maioria das pessoas, caminhada lenta, com paradas para descanso, pelo menos a cada 1 hora.
  • - Usar roupas leves e confortáveis, adequadas para caminhar, de preferência um bom tênis com amortecedor e meias para evitar calos.
  • - Evitar caminhar nos horários de sol forte (entre 10h e 16h) e usar sempre protetor solar.
  •   Fonte: Maiana Duarte - fisioterapeuta

Dicas de segurança Polícia Militar/Civil


  • - Evite andar com bolsas, relógios, celulares, joias e elevadas quantias em dinheiro;
  • - Tenha sempre o nome e o número de telefone de alguém que você conheça para um caso de necessidade;
  • - Evite ficar dentro de veículos, principalmente à noite, e em lugares de pouco movimento;
  • - Procure andar sempre acompanhado. Circule por vias movimentadas e iluminadas;
  • - Em caso de assalto, nunca reaja;
  • - Evite usar caixas eletrônicos à noite. Ao sacar dinheiro, faça-o de forma discreta, guardando os valores com cuidado e segurança;
  • - Em caso de doação, procure uma instituição credenciada. Evite fazer doações, especialmente em dinheiro, a mendigos e pedintes;
  • - Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos;
  • - Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Assim, fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito;
  • - Não deixe de comunicar a presença de pessoas suspeitas à polícia; 
  • - Ao retornar para casa ou hospedaria, não entre caso perceba algum sinal estranho, como porta aberta e luzes acesas. Acione a polícia.


Telefones úteis

Polícia Militar: 190
Corpo de bombeiros: 193
Polícia Civil: 3205 1137
AMT: 3505 1556
SAMU: 192

Mais informações:http://romaria.paieterno.com.br


Reportagem: Talita Salgado





Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários