O que o Brasil colhe nas Olimpíadas de sempre

/
sábado, 4 de agosto de 2012
Foto: Globo.com
 O Brasil colhe nas Olímpiadas aquilo que o nosso governo investe durante os quatro anos que antecedem o evento. Parabéns Dilma, Lula e companhia. Vocês e não nossos atletas que nos decepcionam. Como na educação com nossos professores, para mim nossos atletas são invencíveis porque competem com forças que tiram da natureza humana, simplesmente. Enquanto Michael Phelps comemora 18 medalhas conquistadas ao longo de sua carreira, o Brasil amarga a 25ª colocação e seus quatro bronzes, uma prata e um milagroso ouro.

Não seremos, jamais, uma potência no esporte, porque nosso país não investe em estrutura, nem em educação. Não conseguimos porque nossas universidades estão paradas e não conseguem formar atletas de nível olímpico. 

Os maiores atletas dos Estados Unidos da América são formados na base das escolas e universidades, desde cedo, por isso, conseguem competir com o mundo e levar a metade das medalhas da competição. Nós, no entanto, levamos atletas com histórias parecidas: jovens pobres que com muito esforço e um par de tênis conseguiram vencer depois de muita luta e, quando chegam nas Olimpíadas, se deparam com o que pensavam que não existia: potências esportivas formadas com o máximo de cuidado, uso de tecnologia, preparo adequado, feitos para vencer, somente.

As palavras de César Cielo, após levar a medalha de bronze nos 50 m livre da natação, refletem bem o que a maioria de nossos atletas conseguem expressar quando se veem pressionados a não trazer o ilusório ouro que sempre esperamos para o Brasil: "eu poderia ter feito melhor". Sim, poderia, Cielo. Você e tantos outros guerreiros brasileiros poderiam ter feito melhor, se no início de suas carreiras tivessem tido o apoio necessário. Se nosso país valorizasse a educação e o esporte integral, pois lugar de crianças e jovens é na escola estudando e praticando esporte. Agora é treinar, lutar, e conquistar com suas forças, com o apoio que tem e com a bravura natural desse país. Ah! o choro na foto acima. Olhe, pense e tire suas conclusões.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários