Perigo e irresponsabilidade: quando as eleições se tornam um jogo

/
domingo, 12 de agosto de 2012
Nos últimos meses tenho visto as eleições municipais grajauense se transformarem num jogo. Num jogo de interesses e brincadeiras. São pessoas que não avaliam o teor de suas manifestações, sejam antes, durante e depois do processo eleitoral. Por isso, taxadas aqui como perigosas e irresponsáveis. Não tratam o pleito como uma decisão que pode transformar realidades, mas como uma disputa que deixará este ou aquele chateado por seu “lado” não ter vencido as eleições.
 
É lamentável ver que tais manifestações partem de pessoas que tem algum esclarecimento. Imaginem aqueles que jamais estudaram, como tratam as eleições. Afirmações como “é 15 ou 13 neles”; “a taca vai ser feia”; “não tem jeito é 15, é 15, é 15”. O que querem dizer? É um jogo mesmo? E onde ficam as questões essenciais para as mudanças sociais? Onde ficam as discussões para que tenhamos uma praça descente? Um complexo esportivo? Salários com pagamentos em dia, algo que há bastante tempo não vemos em Grajaú?
 
Essas pessoas que tratam as eleições como jogo poderiam contribuir para que esta fosse a disputa mais importante de nossas vidas, pois define nosso futuro. Como munícipes podemos estar daqui a quatro anos, lamentando ter levado questões sérias como simples brincadeiras. É uma pena, pois tais pessoas acham que não dependem do poder público municipal, mas todos, até aqueles que não moram em Grajaú dependem deles. Se não bastasse, eles são os primeiros a dizer depois do pleito, e, ao longo dos quatro anos, que Grajaú não muda, que o município continua o mesmo e que os nossos políticos são bandidos, resguardando de si a responsabilidade ter contribuído para colocá-los no poder que atrasou nossas vidas.
 
Basta de tratar as eleições como simples alimentação do ego. Esse processo vai além disso, pois a política é canalizadora de interesses e objetivos. Na política acontece o processo de formulação de ideias que se transformarão em tomadas de decisões. A democracia é o grau de liberdade e participação dos cidadãos no processo decisório, mas pensando no coletivo. Não dentemos o poder de participar desse processo apenas gritando, seja nas ruas ou nas redes sociais o número do meu candidato como se eu pensasse apenas no jogo que eu transformei em brincadeira por uma simples questão de irresponsabilidade e imaturidade.
 
Nossas brincadeiras hoje podem custar caro amanhã, uma vez que somos os principais responsáveis pela não confiabilidade no sufrágio universal (voto) que, por falhas da própria ferramenta, nos levam a ter eleições manipuladas, das formas mais diversas com mecanismos que vão desde a compra de votos e a propaganda desleal até a adulteração de resultados, que não significam senão uma encenação para dar fisionomia democrática ao regime (João Ubaldo). Além disso, de acordo com o escritor, autor do livro ‘Política’,  “diversos sistemas eleitorais, as qualificações exigidas de eleitores e candidatos e dezenas de outros fatores podem fazer com que as eleições se prestem muito bem a mascarar a ditadura sob a capa da democracia” (1998, 73).
 
Pensemos, pois, em nosso comportamento hoje. Podemos ser responsáveis pelo que será o resultado de nosso município nos próximos dias, meses e anos. Somos parte desse processo e de Grajaú também. Nossas atitudes serão penalizadas pela consciência, caso tenhamos num futuro próximo o mesmo cenário de hoje.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários