Missão nas Escolas: “A alegria de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo”

/
sábado, 30 de agosto de 2014

A missão da Igreja e consequentemente dos discípulos e missionários se faz presente e necessária na realidade em que vivemos. O Documento de Aparecida (DAp) é enfático sobre esse ponto e destaca que, como discípulos de Jesus Cristo, “sentimo-nos desafiados a discernir os sinais dos tempos à luz do Espírito Santo (nº33)”, tendo como base uma visão plural da complexa realidade social.
Para responder à vocação missionária da Igreja, o Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia irá realizar nos próximos dias 13 a 19 de outubro, a Missão nas Escolas, que acontece dentro da Semana Missionária celebrada em todo o Brasil. O evento tem o objetivo de atingir alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular, com idade entre 15 e 22 anos.

Neste momento acontecem as inscrições dos jovens que desejam participar da Missão, pela página do Setor Juventude na internet (www.facebook.com/juventudegyn). Nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro, das 14h às 16h30, na Paróquia Universitária São João Evangelista, acontecem as formações dos jovens que vão atuar na Missão nas Escolas.

Segundo o coordenador do Setor Juventude, diácono Max Costa, o objetivo do evento é tornar os jovens protagonistas na missão de evangelizar, com a responsabilidade de levar e testemunhar valores para os jovens nas escolas. “Queremos levar a mensagem cristã através de valores como a felicidade, o respeito, a amizade e a solidariedade”. A missão, de acordo com o diácono, é fruto de observações e embasamento teórico. “O Documento de Aparecida nos exorta que hoje ‘concebem a educação preponderantemente em função da produção, da competitividade e do mercado (DAp nº 328)’. De maneira geral nossos adolescentes e jovens não estão sendo formados para levar uma vida sóbria”.
Até o fechamento desta matéria, sete escolas já tinham aderido ao projeto. Ao longo da semana missionária, haverá jogos da juventude, a missão, cenáculo vocacional e catequese para os jovens ministrada pelo bispo auxiliar Dom Waldemar Passini Dalbello, com o tema “chamados à vida: aborto e eutanásia”.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16, 15-16)”

Para o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, essa é a resposta que os jovens são impelidos a dar. “As escolas devem ser espaço de missão, a primeira grande importância da Missão nas Escolas situa-se na dimensão da evangelização e devemos responder ao mandamento de Jesus a todos os lugares geográficos e todos os ambientes sociais”.

Dom Washington ainda aponta as escolas como “autênticos campos de missão” e  afirma que o fundamento da Missão está bem presente logo na abertura da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (nº 1) em que o papa Francisco ensina que “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.

Setembro, mês da Bíblia

É tradição a Igreja no Brasil lembrar setembro como o “Mês da Bíblia”. A escolha foi feita pelos bispos em razão da Festa de São Jerônimo, no dia 30, santo que viveu nos anos de 340 e 420. Ele foi secretário do papa Dâmaso e encarregado de revisar a tradução latina da Palavra de Deus. Sobre a primeira versão da Bíblia, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, escreveu. “Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular,  e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias”.

O Mês da Bíblia foi criado para tocar todos os cristãos e seu significado vai muito além de apenas lembrar que a Sagrada Escritura tem um lugar no calendário. Com essa celebração, a Igreja faz uma convocação para conhecermos mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, e praticar a Leitura Orante, conforme o Jornal Encontro Semanal traz com a proposta de leitura meditada e rezada do bispo auxiliar Dom Waldemar Passini Dalbello.

O Documento de Aparecida exorta que para ser cristão e missionário, necessariamente, precisamos ler a Palavra de Deus. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DAp 247).



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários