Vocação Matrimonial: “a alegria do sim para sempre”

/
sábado, 9 de agosto de 2014

Na última semana abrimos o mês de agosto, dedicado às vocações, com a vocação sacerdotal. Continuamos, agora, aprofundando o tema e apresentamos a vocação familiar que, conforme a frase de São João Paulo II, em exortação pontifícia, merece total atenção da Igreja.

Pelos caminhos da Igreja passa a família; naturalmente, também, a organização da sociedade. Como alicerce desta, a família tem em seu horizonte a união, quando prevalece a moral e os bons costumes. Os reflexos do seio familiar, portanto, sejam eles positivos ou negativos desencadeiam um efeito dominó no mundo que cabe a cada um fazer do matrimônio “a alegria do sim para sempre”, conforme o contexto do encontro do papa Francisco com os noivos em fevereiro deste ano, na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Catecismo da Igreja Católica descreve que a família é a imagem de Deus. Daí carregar a marca da Trindade e o modelo do amor de Cristo por sua Igreja, na qual os esposos são convocados a uma “íntima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis. O próprio Deus é o autor do matrimônio”.

Na segunda semana de agosto a Igreja celebra a Vocação Familiar. Pode-se dizer, sem sombra de dúvida que é uma das mais belas vocações da humanidade. Por essa importância é que a Igreja desde sempre se preocupou com a evangelização da família. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou em 2004 o Diretório da Pastoral Familiar, documento que orienta e dinamiza as ações dessa pastoral.

Esse documento assinala, entre tantas outras coisas, a finalidade do matrimônio firmada em dois pontos principais: o amor conjugal e a integração das personalidades do marido e da mulher; a procriação dos filhos, a paternidade e a maternidade responsáveis e os métodos naturais de planejamento familiar.

Na Arquidiocese de Goiânia, pastorais e movimentos trabalham em conjunto para a formação e evangelização das famílias. Atividades que o arcebispo, Dom Washington Cruz chama de “autênticos serviços da Igreja junto às famílias, atuando cada qual, segundo sua espiritualidade e orientação próprias”. A Pastoral Familiar, por exemplo, teve início na Arquidiocese na década de1990; está implantada em 35 paróquias e em fase de implantação em mais 12, além de desenvolver trabalhos no Centro da Família Coração de Jesus, em Goiânia.

O casal coordenador da Pastoral, na Arquidiocese, Liandro Rodrigues e Maurinete Aparecida, comentam como são desenvolvidas as atividades. “Visitamos as paróquias e formamos agentes com o objetivo central de evangelizar, tendo sempre como referência as orientações do Santo João Paulo II”.
Os noivos Rafael Gomes, 23 anos e Damaris Val Casio Rezende, 24 anos, pretendem se casar no próximo mês de setembro. Conheceram a Pastoral Familiar no itinerário da catequese matrimonial, na paróquia Santa Maria, em Goiânia. Desde então têm continuado os encontros de formação. “Estar na Pastoral tem nos proporcionado a melhor convivência a dois, a oração, o diálogo, a sexualidade cristã e o caminhar juntos com a Igreja. Está sendo uma ótima experiência, pois ainda somos novos e temos muito a aprender com os agentes da Pastoral Familiar”, relata Damaris.

Estão também na Arquidiocese as Equipes de Nossa Senhora (ENS), movimento internacional presente em 86 países. Criado em 1938, pelo padre francês Henri Caffarel, a proposta das Equipes é ajudar os casais a descobrir as riquezas do sacramento do matrimônio e viver a espiritualidade conjugal. “Através do seu exemplo, os casais das Equipes querem ser testemunho do casamento cristão na Igreja e no mundo”, explica o casal responsável Luiz Antônio e Vera Lúcia.
Atuam na mesma linha da família, na Arquidiocese, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), presente em diversas paróquias.

Centro da Família

Coordenado pelas Irmãs do Instituto Coração de Jesus, o Centro da Família que leva o mesmo nome está localizado na Rua 55, no centro da capital. Começou suas atividades em 2009 em três frentes: formação, espiritualidade e atividades permanentes. O Centro é responsável pelo setor de formação e espiritualidade da família, na Arquidiocese de Goiânia.

Irmã Eunice Pereira de Carvalho, coordenadora do Centro, explica que o objetivo da entidade é favorecer a santificação e fortificar o fundamento espiritual da família a fim de que ela se torne uma Igreja doméstica. “Nossa missão é fortalecer a família em sua caminhada inalienável de educadora, prestando ajuda na formação de famílias cristãs, ajudando em suas necessidades morais e materiais”. Cerca de 200 famílias são atendidas.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (62) 3087-7702.

Semana da Família 2014

Com o tema “Espiritualidade Cristã na Família: um casamento que dá certo”, o diácono Joviano Carneiro Filho, assistente eclesiástico da Pastoral da Familiar na Arquidiocese, explica a proposta do tema na Igreja particular de Goiânia. “A celebração desta semana quer conclamar todas as famílias para uma profunda reflexão sobre a vocação matrimonial e procurar colocar em prática mais concretamente a Palavra de Deus, vivendo, acima de tudo, o amor”.

Saiba mais

Em 1994 o lema da Campanha da Fraternidade foi “A Família, como vai?” cuja proposta foi redescobrir os valores da família: Lugar de encontro, espaço de vivência humana, ponto de partida de um mundo mais humano e de acordo com o Plano de Deus. Ao mesmo tempo, a Campanha da Fraternidade se propôs a colaborar na criação de condições sociais e políticas objetivas para que a família realizasse sua missão.




Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários