Pentecostes: Festa dos Discípulos-missionários

/
sábado, 31 de maio de 2014


Celebra-se no domingo, 8 de junho, a Festa de Pentecostes. Solenidade que marca o início da atividade missionária da Igreja


Festa do Espírito Santo, festa da Igreja

Para os cristãos, Pentecostes recorda aquela manhã em que os discípulos de Jesus, reunidos com Maria (Atos 1,14) no Cenáculo em Jerusalém, receberam o Espírito Santo que veio como que em línguas de fogo (Cf Atos ...). A palavra pentecostes é uma palavra grega ( pentekosté) e refere-se a cinquenta dias após a Páscoa.

No batismo, todos recebem o Espírito Santo, cujos dons são reforçados no sacramento da confirmação. E é precisamente aos fiéis batizados a quem se dirigem estas fortes palavras do Documento de Aparecida: “Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente (...). A tarefa missionária se abre às comunidades, assim como ocorreu em Pentecostes.” (Doc. de Aparecida n. 171). 

O Ano Mariano Missionário, iniciado no dia 24 de maio, é um chamado a esta dimensão missionária de toda a comunidade, para que a Igreja esteja “em estado permanente de missão”. 

Mas, o que as pessoas entendem quando se fala do Espírito Santo? Entrevistados pela reportagem do Encontro Semanal, alguns fiéis opinaram: “É o dom de Deus, é o modo que encontramos para confiar Nele”, disse Maria Vilma Ferreira Silva, 63 anos, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Criméia Leste. “É a concretização do amor de Deus que nos torna pessoas melhores e nos dá forças para termos esperança”, afirmou o jovem Erick Augusto Fernandes, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Brasília (DF). 

A visão do teólogo

De acordo com o teólogo, professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, monsenhor João Daiber, Pentecostes não é uma festa qualquer da Igreja, pelo significado que tem para todo o Povo de Deus. “Ela celebra a vinda do Espírito Santo para a Igreja e a presença do Espírito na vida de cada cristão”. É com essa festa, segundo o sacerdote, “que Deus criou entre todos os povos a unidade para formarmos o Corpo de Cristo na terra”.

“O importante na vida do cristão não é tanto entender, mas corresponder àquilo que Ele nos sugere”


O monsenhor João Daiber também destacou que não cabe a nós tentar entender o que é o Espírito Santo, já que ninguém é capaz de alcançar, em sua totalidade, os mistérios da fé. “Como falou Jesus, ‘o Espírito sopra onde quer’ e ninguém sabe de onde vem e para onde vai, porém, é o Espírito que nos ilumina, fortalece e guia de tal maneira que o Cristo pode viver em nós. O importante na vida do cristão não é tanto entender, mas corresponder àquilo que Ele nos sugere”. 
Por fim, explicou o que é o Espírito Santo e sua contribuição na vivência cristã. “É o amor de Deus, o amor do Pai para o filho e do Filho para o Pai que é tão intenso e tão abrangente que é uma pessoa como o Pai e o Filho e que se derrama no universo para santificar e nos tornar possível participar da vida de Deus”.

Animados pelo Espírito

Com a experiência de Pentecostes os discípulos-missionários ganham força graças aos dons e carismas. “O Espírito na Igreja, forja missionários decididos e valentes como Pedro e Paulo, indica os lugares que devem ser evangelizados e escolhe aqueles que devem fazê-lo”, dizem os bispos no Documento de Aparecida (D.A. n. 150) e, continuam eles, “necessitamos de um novo Pentecostes” (n. 548). Com isso, a Igreja poderá sair ao encontro de todos quantos são os destinatários da Boa Notícia que dá sentido à vida e traz esperança. 


Festa de Pentecostes

Histórico festival das colheitas para os judeus, para os cristãos representa o nascimento da Igreja, momento em que se dá a efusão do Espírito Santo. Acontece no sétimo dia após a Ascensão de Jesus e marca o fim das sete semanas pascais. Este ano é celebrado no domingo, 8 de junho.

FRASE

Assim como a farinha seca não pode, sem água, tornar-se uma só massa nem um só pão, nós também, que somos muitos, não poderíamos transformar-nos num só corpo, em Cristo Jesus, sem a água que vem do céu. E assim como a terra árida não produz fruto se não for regada, também nós, que éramos antes como uma árvore ressequida, jamais daríamos frutos de vida, sem a chuva da graça enviada do alto. (Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo do Séc. II)


“Sem o Espírito Santo, Deus está longe, Cristo permanece no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é mera organização, a autoridade é dominação, a missão é propaganda, o culto é arcaísmo e o agir cristão obra de escravos. Mas, no Espírito Santo, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o homem está em combate contra a carne, Cristo ressuscitado torna-se presente, o Evangelho se faz poder e vida, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade se transforma em serviço que liberta, a missão é Pentecostes, a liturgia é memorial e antecipação, o agir humano é deificado” Atenágoras, (1886–1972), patriarca ortodoxo de Constantinopla.




Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários