Igreja de Goiânia inicia o Ano Mariano Missionário

/
sábado, 24 de maio de 2014



Ano Mariano Missionário: tempo de vivência da Palavra de Deus na prática 



Até maio de 2015, a figura de Maria será a inspiradora em toda a Arquidiocese de Goiânia na recepção das disposições sinodais sobre a Palavra de Deus

De 2009 a 2011, a Igreja em Goiânia preparou e, em 2012, realizou o Sínodo Arquidiocesano, cujo objetivo foi refletir sobre a evangelização nas bases da Igreja, isto é, nas paróquias e comunidades, conforme o apelo do Documento de Aparecida de que “a Igreja seja missionária”, e torne-se “comunidade de comunidades”. Os alicerces da caminhada sinodal foram Palavra, Liturgia e Caridade.

Em 2014, para dar continuidade ao processo sinodal e levar toda a arquidiocese a recepcionar as disposições do Sínodo, tem início o Ano Mariano Missionário neste sábado, 24 de maio, e segue até o dia 24 de maio de 2015. Este ano temático vai aprofundar o eixo Palavra. É que o Ano Mariano acontece com o objetivo de tornar a Igreja mais viva e integrada ao redor da Palavra de Deus, ou seja, dar continuidade ao processo de fazer das paróquias “comunidade de comunidades”. O Ano Mariano é uma resposta concreta ao desejo de toda a Igreja de vivenciar a fé em comunidade. Com as disposições sinodais em mãos, a Arquidiocese entrega aos fiéis o importante documento que marcou a vida da Igreja em Goiânia e que deverá ser posto em prática, no Ano Mariano, na vivência da Palavra. Liturgia e Caridade, por sua vez, também deverão ganhar anos temáticos na vida arquidiocesana.

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, Padre Rodrigo de Castro Ferreira, explica o motivo de vivenciar a Palavra em um ano especial como esse dedicado a Maria. “O Ano Mariano acontece exclusivamente para vivenciar as disposições do Sínodo sobre a Palavra, porque Maria é geradora da Palavra”. Maria, mãe de Jesus, gerou o Verbo que se fez carne.

Ano Mariano Missionário na prática


Missa celebrou a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Arquidiocese de Goiânia e abertura do Ano Mariano Missionário

É imitar Maria que gera a Palavra. O objetivo não é devocional, não é fundar grupos de terços, nem novenas; não é introduzir quadros de Nossa Senhora pela Arquidiocese a fora. Não é simplesmente um ano de reza, mas de leitura e aprofundamento da Palavra.

Os católicos podem viver o Ano Mariano Missionário de diversas formas. Como é também um período de missão, as comunidades são convocadas ao encontro, à experiência em comum, à partilha. São chamadas a estar unidas em pequenos grupos alimentados pela Palavra de Deus. Não há roteiro, protocolos ou padroeiros, menos ainda nomenclaturas.

O importante é as comunidades desenvolverem o objetivo do Ano Mariano que é tornar concreto o encontro ao redor da Palavra, com o ícone de Maria com o Menino Deus em seus braços para que a missão aconteça nas famílias, na vizinhança, no ambiente de trabalho.

Eventos Centrais

Ao longo do Ano diversos eventos serão realizados. Um deles é o momento de preparação do Corpus Christi em que a Igreja de Goiânia irá celebrar, no dia 19 de junho, com Maria, o dom da Eucaristia.
Uma agenda comum será realizada pelas paróquias de cada Vicariato para que aconteça a Semana Mariana nas comunidades, no período de agosto de 2014 a maio de 2015, quando se dará o encerramento do Ano Mariano. Segundo o texto-base do evento, a Semana Mariana visa, sobretudo, incentivar a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral em cada uma das paróquias.


Sugestões para a Semana Missionária  


  • Peregrinação do Ícone de Maria pelas comunidades locais da paróquia
  • Lectio Divina com os jovens da paróquia
  • Encontros com catequistas e ministros da Palavra
  • Momentos marianos ao longo da Semana nas comunidades
  • Valorização dos meses marianos: outubro de 2014 e maio de 2015
  • Incentivo à celebração das festas nas comunidades que têm Nossa Senhora como Padroeira
  • Além da vivência do Ano Mariano nas bases da Igreja, ou seja, comunidades e paróquias, a Igreja de Goiânia também é convocada como “um só corpo” a realizar atividades de cunho específico para representantes das diversas expressões eclesiais, como: celebração de abertura do Ano Mariano; solenidade de Corpus Christi; festa do Divino Pai Eterno (Trindade); romaria dos catequistas ao santuário do Divino Pai Eterno; simpósio sobre a teologia mariana; cenáculo vocacional; celebração conclusiva do Ano Mariano.


Para o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, a maior graça durante do Ano Mariano será acolher as disposições sobre a Palavra de Deus do Primeiro Sínodo Arquidiocesano. “Se bem acolhido, o Sínodo nos tornará uma Igreja em estado permanente de missão, uma Igreja cujos membros, agradecidos pelo quanto dela recebem dia após dia, se convertem e se alegram na oferta do que são e do que possuem em favor da missão”.

ACESSE O JORNAL EM PDF, CLIQUE AQUI



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários