A essência do trabalho está em fazer a sua parte por um mundo melhor

/
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Cada trabalhador ao seu modo deveria desenvolver suas atividades com o objetivo de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Esta é a essência de sair todos os dias de casa para debruçar a inteligência sobre uma atividade, seja qual for ela.

Seria egoísta de nossa parte trabalhar apenas para sustento próprio e de nossa família em troca de dinheiro. Se assim o fosse, estaríamos apenas sobrevivendo. As necessidades, anseios, angústias e sonhos devem ser sempre o nosso horizonte. A alegoria da criação do universo nos revela que o trabalho foi criado como castigo aos homens, por Adão e Eva terem pecado, desobedecido a Deus e comido do fruto proibido.

Em outros livros, porém, a Bíblia revela que o trabalho é uma bênção de Deus e o sustento do homem. Significado este, portanto, que prevaleceu. Em minha profissão de jornalista, por exemplo, voltando a refletir sobre nosso papel no mundo, levo sempre em mente uma frase muito famosa de um colega, Cláudio Abramo, que diz: O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter. São reflexões interessantes, pois nos ajudam a pensar sobre qual o nosso papel moral e social. E pode apostar, os efeitos partem da comunidade e alcançam todo o mundo. Parabéns a todos por este 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários