A cultura brasileira perde Ariano Suassuna

/
quarta-feira, 23 de julho de 2014

Na última sexta-feira, 18, quando morreu João Ubaldo Ribeiro, ele foi entrevistado para falar do grande escritor e jornalista que nos deixava. Logo que eu o vi na tela, me veio à mente: nosso querido Ariano Suassuna será o próximo. Não foi ele, mas foi outro gênio: Rubem Alves. E hoje, infelizmente, foi a vez desse grande mestre que me fez enxergar pela primeira vez, ainda na graduação em jornalismo, os fundamentos da estética e que a beleza é uma ideia universal da razão. Adeus, gênio, autor de um dos livros mais fantásticos da literatura brasileira: Auto da Compadecida.

FRASES

"Não troco meu oxente pelo ok de ninguém.”

- "Terceira idade é para fruta: verde, madura e podre."

- "O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."

- "Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver."

-  “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.”

- "Só o tempo determina se o que foi escrito fica."

- "A humanidade se divide em dois grupos, os que concordam comigo e os equivocados."

- "Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas."

- "Eu digo sempre que das três virtudes teologais , sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança. Eu sou o homem da esperança."

- "Dizem que tudo passa e o tempo duro tudo esfarela."

- "A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

- "Tudo que é vivo, morre."




Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários