Ações que ajudam na recuperação de dependentes de drogas

/
sábado, 12 de julho de 2014

Em atividade desde 1986, a Associação Servos de Deus é a primeira obra social da capital com atuação gratuita e integral junto aos dependentes químicos. O trabalho é desenvolvido por membros da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Goiânia com a colaboração de 50 voluntários.

O lema da Associação, segundo o monitor Nilson José Barbosa Alves, é “servir a pessoa, restaurando a sua dignidade de filhos de Deus, com vista à sua promoção, formando-o e integrando-o dignamente na sociedade”, papel esse que tem como base o livro bíblico de Tiago, que diz: “A fé sem obras é morta (2, 17)”.

Os dependentes, com idade a partir de 18 anos, do sexo masculino, que não tenham transtorno mental e desejam se recuperar do vício e recomeçar a vida têm essa opção, através da Associação Servos de Deus, a qual dispõe de uma chácara para a realização do trabalho social.

A casa está preparada para acolher 42 pessoas, por nove meses, de maneira totalmente gratuita. Nilson explica que, para o tratamento ter êxito, os internos desenvolvem atividades diárias. “Eles mesmos limpam a casa, cuidam das hortas, passam por tratamento psicológico e celebram conosco todos os dias ao redor da Palavra de Deus”. Além da capacidade de acolhida da comunidade terapêutica, a Associação também assiste cerca de 150 pessoas semanalmente através de um grupo de autoajuda.

Projeto Luz que liberta

Outra ação também com bastante tempo de caminhada na capital é desenvolvida pelo Projeto Luz que Liberta. Essa foi a primeira obra social da Comunidade Luz da Vida, que, além desse trabalho, acolhe pessoas em situação de rua.

O projeto também funciona de forma semelhante à ação da Associação Servos de Deus, com formação humana, religiosa e ressocialização. “Nós trabalhamos com 12 passos que vão desde a prevenção de recaídas, catequese e vida em comunidade, à palestras educativas, socializando a nossa história de vida com a Palavra de Deus”, explica o coordenador do Projeto, Wellington Custódio da Silva Oliveira.

A chácara terapêutica possui uma equipe formada por cinco pessoas também ligadas à RCC. Há o acompanhamento de um psicólogo para os recuperandos, que também são recebidos a partir dos 18 anos. Todos do sexo masculino. Triagens são feitas semanalmente na Paróquia Sagrada Família do bairro Vila Canaã; na Casa de Missão em Aparecida de Goiânia. A capacidade de acolhida é de 44 pessoas que permanecem internadas de sete a nove meses.

Amor Exigente

A Associação Movimento Amor-Exigente, por sua vez, atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Diferente dos demais, trabalha também junto a pessoas com comportamentos inadequados. O Programa propõe o desestímulo à experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Já para a recuperação de dependentes alcoólicos, a Arquidiocese conta com a Casa de Acolhida Santo
Tomás de Vila Nova, que fica na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Setor Aeroporto de Goiânia.
Combate às drogas no estado de Goiás

O Governo de Goiás, em parceria com a sociedade organizada – igrejas, associações, sindicatos, meios de comunicação, entre outros –, realiza em todo o estado, ações por meio da Jornada Goiana de Prevenção ao Uso de Drogas, lançada em fevereiro deste ano. Para o conselheiro estadual de política sobre drogas, Símaro Jordão, seu objetivo é único: “Contribuir para a superação da grave realidade social relativa ao uso e aos abusos de drogas no estado, que tem resultado nos elevados índices estatísticos sobre violência, homicídios, perdas irreparáveis às pessoas, à família e à sociedade goiana”. As jornadas, que seguem até o mês de outubro, devem acontecer no maior número possível de municípios a fim de conscientizar sobre as drogas, bem como capacitar os municípios para receberem recursos previstos em lei para a concretização dos objetivos.

Aguarda a sanção do governador um projeto de lei aprovado em 2013 pela Assembleia Legislativa de Goiás, o qual dispõe sobre a utilização de cães farejadores pelo Governo do Estado em atividades repreensivas de combate ao tráfico e consumo de drogas ilícitas, localização de objetos e seres humanos. Para o conselheiro Jordão, que participou ativamente da elaboração do projeto, a ação é indispensável para inibir e diminuir o tráfico de drogas no estado. “Os cães farejadores têm uma capacidade oito vezes maior do que a polícia para encontrar drogas. Sabemos que o estado de Goiás é uma rota de tráfico de drogas para todo o Brasil, por conta da sua localização geográfica. Com os cães, a entrada de drogas ilícitas irá diminuir consideravelmente, já que o projeto prevê um cão farejador em cada unidade da Polícia Militar Rodoviária Estadual”, explicou.

Casas de recuperação

Associação Servos de Deus
Av. Francisco Veiga Jardim, Setor Industrial Santo Antônio
Aparecida de Goiânia. Fone: 3518-5555

Comunidade Luz da Vida
Alameda dos Álamos, Quadra 08, Lote 10
Setor Recreio dos Bandeirantes
Goiânia, saída para Inhumas. Fone: 3298-3020

Federação de Amor Exigente – Regional Goiânia
Rua 04, nº 515 – Sala 1715 – Setor Central
Goiânia. Fone: 3223-7418

Casa de Acolhida Santo Tomás de Vila Nova
(Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
Recuperação de dependentes alcoólicos
Rua Francisca Costa Cunha (Rua 26-A), n° 390 – St. Aeroporto
Goiânia. Fone: 3225-9146




Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários