Senna: o documentário

/
domingo, 8 de abril de 2012

Estreado em 2010 e dirigido pelo inglês Asif Kapadia, o documentário Senna, conta a história do brasileiro, do herói, do campeão, Ayrton Senna, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Para além das pistas, “Senna”, mergulha na pessoa que foi o brasileiro. Humildade, fé, amor ao próximo, carinho especial pelo seu país de origem, vida em família, namoro, estão entre os principais focos do filme.

Kapadia mostra cenas que emocionam. Nas pistas, o piloto que sabe o que quer. “Se você não aproveita as oportunidades para ultrapassar, não vale a pena continuar competindo”. Um jovem honesto e justo que não aceitava as injustiças que o dinheiro comprava no esporte, e um apaixonado a ponto de doar a própria vida por aquilo que era a sua vida.

“Senna”, o documentário, tem início em 1978, quando o campeão brasileiro parte para a Europa para participar de sua primeira competição mundial, ainda no Kart. Naquele momento ele se revela como pessoa e piloto ao mundo. Mais tarde, pouco tempo antes de morrer, ele diria que foi a maior fase de sua vida como piloto. “Era corrida de verdade, sem política, sem o envolvimento de dinheiro”.

O filme mostra um piloto, tri-campeão mundial de Fórmula 1, que sempre foi focado. Para dar evidência a isso, destaca um dos lemas de Ayrton que entraria para a história. “Se você está numa competição de corrida ou dá o melhor de si ou desiste”. Pincela as principais corridas do ídolo brasileiro, passando por Mônaco em 1984, depois 1985 correndo pela Lotus, corrida com chuva que revelaria as proezas de Senna em pista ultrapassando pelas bordas. Em 1988 o mostra correndo pela McLaren e, um dos pontos mais quentes do documentário, seus constantes embates com aquele que seria seu principal rival nas pistas: Alain Prost, além de tantas outras corridas com narração de John Bisignano em inglês e Galvão Bueno em português.

O documentário trata de algumas mortes de pilotos (Elio de Angelis em 1986 e Roland Ratzemberg em 30 de abril de 1994) como se fossem avisos para Senna. De fato, Ayrton se comove e se perturba com os constantes acidentes que se seguem na Fórmula 1. O médico da FIA, Sid Watkins, que considerava Ayrton como um membro de sua família chega a alertar o piloto numa das cenas do documentário, mas Senna responde que “não vai desistir”. Isso a um dia de sua morte.

Senna é um documentário que merece ser assistido por todas as idades, principalmente por aqueles que não viram o piloto nas pistas. O filme mostra o Brasil da época, pobre, com muitos problemas sociais e que tinha em Ayrton a sua alegria, um herói, o orgulho. Mostra um jovem temente a Deus, cheio de vida e justo, sem fazer apologia: o maior trunfo do documentário.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários