Ações sociais que mudam a vida de milhares de pessoas

/
sábado, 18 de outubro de 2014
Luciamara Duarte Orsolon - Curso de Costura Industrial
A partir desta edição, o Jornal Encontro Semanal apresenta uma série de ações sociais que mudam e melhoram a vida das pessoas. São atividades desenvolvidas na Arquidiocese de Goiânia que visam colaborar para uma sociedade mais justa e igual para todos.

Há 56 anos, o Centro de Assistência Social de Campinas (Casc), iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Campinas) e Organização Não Governamental (ONG), de utilidade pública municipal e estadual, presta assistência e beneficência às pessoas necessitadas, nos planos social, educacional, cultural e assistencial.

O Casc é uma das várias obras sociais da Arquidiocese de Goiânia que o Jornal Encontro Semanal passa a apresentar. Tem como missão melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda, buscando restaurar a dignidade, por meio de uma assistência contínua e responsável prestada nos diversos projetos existentes que assistem crianças acima de seis anos, adolescentes, jovens e idosos, além de pessoas em situação de rua e gestantes.

A coordenadora da ONG, irmã Maria José de Oliveira (Irmã Mazé), diz que são atendidas cerca de 1500 pessoas por mês, por várias atividades e ações como programas de apoio psicossocial às gestantes; projetos de assistência às pessoas em situação de rua e flanelinhas; oficinas de artesanato e promoção às famílias de baixa renda; doação de cestas básicas e remédios; bazar de roupas novas e usadas; assistência psicológica, psicopedagógica, fonoaudióloga, médica, nutricional e jurídica, e cursos de informática e costura industrial.

Para dar conta de tudo isso, colaboram mais de 50 profissionais voluntários e cinco funcionários contratados, entre eles os professores dos cursos de informática e de costura industrial que trabalham no Casc mediante uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Além da parte técnica, a obra também preza a formação humana dos seus alunos, conforme explica Irmã Mazé. “Sabemos que outras organizações desenvolvem cursos excelentes na parte técnica, mas é de conhecimento de todos que eles também são muito caros e não contam com o cuidado que temos de formar as pessoas para a vida; o relacionamento que desenvolvemos entre alunos, professores e instituição é o nosso diferencial”.


Celma Aparecida da Silva Camilo, de 49 anos, trabalha na área administrativa da Secretaria de Educação do Estado. Decidiu fazer o curso de informática do Casc, após sentir dificuldades em desenvolver tarefas no computador. “Eu preciso fazer tarefas pontuais, mas não tinha familiaridade com a máquina”, conta. Depois de fazer o curso, que foi concluído no último dia 10, isso mudou. “Agora me sinto preparada e já tenho feito bastantes trabalhos que não conseguia antes; o curso superou minhas expectativas”, comemora.

No curso de costura industrial, chamaram atenção a disposição e os objetivos da aluna Armerinda Augusta Justina, de 63 anos. Ela já é bisavó e concluiu a formação para ensinar as netas que, devido ao trabalho, não têm tempo de estudar. “Nossa vida não para e precisamos ter fé, acreditar e ajudar aqueles que querem ter uma profissão; e eu estou aqui para ensinar minhas netas que querem ser costureiras profissionais”. Agora, ela pretende fazer o curso de modelagem no qual irá aprender a tirar medidas e cortar as peças para montar as roupas. Luciamara Duarte Orsolon, 35 anos, pretende montar o seu próprio negócio em breve. “O meu sonho, e do meu esposo, é montar a nossa empresa de confecção de roupas e agora falta pouco, pois com essa formação estamos vencendo mais uma etapa”, disse.

A professora do curso de costura, Maria de Lourdes, se emociona ao falar do trabalho social desenvolvido pelo Casc. “As pessoas que estão aqui precisam e, com a vontade que têm, conseguem vencer e entrar no mercado de trabalho; os cursos são muito bons e eu me sinto muito feliz em poder fazer parte de um projeto que muda a vida das pessoas”.

Como colaborar

O Casc não tem nenhum incentivo do Poder Público. Ele é totalmente mantido por  iniciativas próprias, como o bazar de roupas, e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Setor Campinas. O Centro de Assistência Social fica na Rua Senador Morais Filho, Qd. 15, Lote 01, nº 884, no Setor Campinas, em Goiânia. Contatos: (62) 3533-5321. E-mail: cascmatriz@hotmail.com

Fotos: Caio Cézar



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários