Respeitar o próximo: o primeiro passo a favor da paz no trânsito

/
domingo, 15 de março de 2015


Números abusivos colocam Goiânia no ranking das cidades com o trânsito mais violento do Brasil. Amargamos 52 mortes no trânsito para cada grupo de 100 mil habitantes, quando a tolerância da Organização Mundial da Saúde (OMS) seria de 11 mortes. Nesse triste cenário, a educação e o respeito ao próximo são fundamentais para mudar a realidade. 
Respeitar o próximo: o primeiro passo a favor da paz no trânsito

Na sexta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Goiânia lançou a Campanha “Seja Cristão também no trânsito”, com o slogan “Nós estamos unidos contra as mortes no trânsito e a favor da paz”. O esforço chega em momento mais que oportuno. De acordo com levantamento da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito, da capital, em 2014 houve 3.464 registros de lesão corporal no trânsito, com 285 homicídios, sendo 80 por atropelamento em vias públicas, calçadas e faixas de pedestres. Em 2015, já foram lavrados 42 autos de prisão em flagrante por crimes de trânsito e houve 40 homicídios.

Goiânia, que tem hoje 1,1 milhão de veículo automotores, lamentavelmente registra 52 mortes no trânsito para cada grupo de 100 mil habitantes, quando a tolerância da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 11 mortes. Diante desse cenário assustador, a Campanha “Seja Cristão também no trânsito” visa criar multiplicadores em educação para o trânsito, com o apoio das igrejas cristãs, no sentido de transmitir a relevância do cumprimento à legislação. “O respeito é o mote dessa campanha, por isso, a levamos para o âmbito religioso, para as igrejas, que têm como um dos Mandamentos da Lei de Deus o amor ao próximo, fator primordial na educação para o trânsito”, disse à nossa reportagem, o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), José Geraldo Freire.

As principais ações da campanha serão disseminar no meio religioso a compreensão do espaço do trânsito, enfatizando os cuidados na direção veicular; fomentar responsabilidades morais e legais que o direito de dirigir possui; capacitar a população quanto às normas de circulação, estacionamento e parada; relacionar o Código de Trânsito Brasileiro com os ensinamentos religiosos doutrinários; preparar crianças para um futuro melhor no trânsito, com teatros e palestras, no sentido de tê-los como incentivadores de bons atos da família no trânsito.

Renato Plácido da Costa, 28 anos, todos os dias utiliza o carro próprio para se deslocar de casa, no Setor Três Marias, na Região do Rio Formoso, até o local de trabalho, que fica na Vila Brasília. Bom condutor, ele está sempre atento a ajudar o próximo no trânsito. “Cada um fazendo sua parte e respeitando o outro, contribui para desenvolver a paz no trânsito”, declara o jovem que elogia a campanha. “É interessante trazer essa temática para a religião, porque colabora para a Igreja evangelizar além de seus muros e para criar a cultura da educação para um trânsito menos violento”.

O especialista em perícia em crimes de trânsito e coordenador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) na Região Centro-Oeste, Antenor Pinheiro, diz que evocar a religião em uma campanha que objetiva a paz no trânsito é louvável, porque a Igreja também tem o seu papel a cumprir nesse aspecto da vida. Ressalta, porém, que a violência no trânsito está vinculada à cultura brasileira e que, por isso mesmo, o país carece de ações sistemáticas nas esferas municipal, estadual e nacional. “Cada esfera fala da sua forma sobre educação no trânsito, ou seja, não temos um sistema homogêneo que funciona; o Município fala uma coisa, o Estado outra, e o país uma terceira; não há política nacional de trânsito, problema que repercute em nossas cidades. Campanhas como essa precisam virar políticas pedagógicas articuladas que deem resultados”, alerta.

Visitas

As paróquias que tiverem o interesse de receber visitas dos servidores do Departamento de Educação para o Trânsito, da SMT, para discussão das propostas da campanha, podem entrar em contato com o órgão pelo telefone (62) 3524-1262. Esse trabalho tem o objetivo de ouvir a comunidade, direcionar o trabalho com a paróquia e otimizar as ações sugeridas. Neste link http://sinalverdeparaavida.com.br/#videos você assiste ao vídeo da Campanha “Seja Cristão também no Trânsito”, inclusive com a palavra do Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.

Principais infrações no trânsito de Goiânia

De janeiro a novembro de 2014, a SMT registrou 731.744 infrações na capital. As cinco principais são:

1º - Transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20%, com 374.310 ocorrências;

2º - Transitar na faixa/pista da direita regulamentada para circulação exclusiva a determinados veículos, com 110.271 ocorrências;

3º - Avançar o sinal vermelho do semáforo/fiscalização eletrônica, com 65.441 ocorrências;

4º - Transitar com velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, com 49.533 ocorrências;

5º - Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal (fiscalização eletrônica), com 40.464 ocorrências.

Os Dez Mandamentos do Motorista Católico

Em junho de 2007, a Santa Sé publicou os Dez Mandamentos do Motorista Católico. O decálogo foi adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Brasil, que estendeu as recomendações a todos os condutores brasileiros, independente de orientação religiosa.

I. Não matarás

II. A estrada seja para ti um instrumento de comunhão, não de danos mortais

III. Cortesia, correção e prudência ajudar-te-ão Cortesia, correção e prudência te ajudarão a superar os imprevistos

IV. Sê caridoso e ajuda o próximo em necessidade, especialmente se for vítima de um acidente

V. O automóvel não seja para ti expressão de poder, de domínio e ocasião de pecado

VI. Convence os jovens e os menos jovens a não conduzirem quando não estão em condições de o fazer

VII. Apoia as famílias das vítimas dos acidentes

VIII. Procura conciliar a vítima e o automobilista agressor, para que possam viver a experiência libertadora do perdão

IX. Na estrada, tutela a parte mais fraca

X. Sente-te responsável pelos outros

Fotos: Caio Cezr



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários