Gestão de Pessoas e Imagem Institucional: duas ferramentas para o sucesso empresarial

/
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Na noite do dia 8 de julho, foi realizado o primeiro seminário de integração da turma do segundo semestre de 2011, da pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). A formação foi sobre “Gestão de Pessoas e Imagem Institucional” e contou com a presença da assessora de comunicação do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, Andréia Pinheiro, e da superintendente administrativa e de RH na mesma empresa, Marly Vidal.

O laboratório Sabin está na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina e Marly fez os alunos percebem a visão estratégica e de gestão de profissionais que ocupam posição de destaque. Ela promoveu um diálogo entre a academia e a prática de mercado.

Já Andréia, destacou alguns pontos da comunicação na instituição que valorizam os funcionários e, de dentro para fora, promove a organização.

De acordo com Andréia, é importante a empresa perceber que é necessário valorizar os profissionais com suas próprias ferramentas de comunicação. O Sabin, segundo ela, faz isso com dois objetivos: “valorização do profissional e difusão da instituição”. A partir dessa via de mão dupla o Sabin trabalha para a adesão dos funcionários às redes sociais, tem uma intranet para os colaboradores, observa o que acontece no mundo para aplicar na instituição e disponibiliza material impresso para funcionários, de modo especial para colaboradores que não acessam a internet. Todos esses processos comunicacionais são valorizados porque “as pessoas estão no centro da estratégia empresarial e a imagem institucional passa a ter valor quando os seus próprios colaboradores enxergam e passam a propagar isso”, salientou Andréia.

Eficiência na estratégia


Para se ter bons resultados e monitorar os processos em comunicação institucional e gestão da imagem, a assessora de comunicação do Sabin apresentou algumas ferramentas indispensáveis para o trabalho. Um deles é o Google analytcs. Trata-se de um meio para observar como o site da empresa está sendo visitado e visualizado. Quais seções são mais visitadas, e quais precisam de reforço. É uma forma de perceber e otimizar o portal da empresa na internet para a obtenção de melhores resultados.

Gestão de Pessoas

Gerir pessoas é pisar em ovos. Quanto mais cuidado melhor para a saúde da empresa. Várias dicas de sucesso em uso no laboratório Sabin foram apresentadas pela superintendente administrativa e de RH, Marly Vidal. “É preciso equilibrar a necessidade das pessoas com as da instituição”, para isso, de acordo com ela, o profissional deve saber que tem oportunidades na empresa; ao acreditar, explicou Marly, “o profissional passa a investir em conhecimento para si mesmo, o que favorece a empresa” , disse.

Outros pontos apresentados por Marly Vidal, importantes para uma gestão de pessoas com êxito:

1- Foco em qualidade de vida;

2- Passar a segurança para os funcionários de que para ser um bom profissional não precisa extrapolar horário de trabalho;

3- Desenhar política de recursos humanos;

4- Possibilitar ao quadro de funcionários adesão à gestão participativa da organização;

5- Contratar para ser potencial na empresa e não para emprego;

6- Visão de sustentabilidade ;

7- Orientação financeira: funcionários endividados não se concentram no trabalho;

8- Caixa para funcionários avaliarem a empresa (anônimo)


Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários