Socorro para o Entorno

/
sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O autor Carlos Carone, influente jornalista investigativo do Jornal de Brasília, e exímio profissional na área, sempre com boas matérias sobre o assunto, apresenta de forma neutra, como condiz a norma de redação jornalística, o protesto contra a violência da população da Cidade Ocidental que fica no entorno do Distrito Federal a 54km de Brasília. Primeiro é abordado uma estatística do Ministério da Justiça que mostra o DF como uma das 11 regiões metropolitanas com o maior indicador de assassinatos no Brasil entre 15 e 29 anos, onde são mortos 69,4 para cada grupo de 100 mil habitantes, sendo que o índice nacional é de 33,8 mortos para cada coeficiente. No subtítulo da matéria, “Manifestação por justiça e paz”, Luciene Cruz, outra jornalista, humaniza o assunto de seu companheiro com a apresentação dos pais da vítima Raiane Maia, 14 anos, como puxadores do manifesto e a dor da mãe da menina que desabafa pela perda da filha. Noutro ponto, é colocada a articulação do Governador de Brasília, José Roberto Arruda, junto ao governo federal para solucionar a violência do entorno com a construção de presídios e a intervenção da Força Nacional de Segurança.

O foco narrativo dos autores se coloca entre as articulações do governo em amenizar a situação de violência do entorno, a manifestação da população local perante a impunidade aos bandidos, e os rumos investigativos da Polícia Militar para solucionar o caso do assassinato de Raiane Maia e Natália Oliveira, 17 anos, esta última também vítima.

Diante de tal texto jornalístico, eu como leitor, sou informado da situação de emergência que se passa no entorno do DF. E a pensar sobre o quadro de desinformação que o povo brasileiro tem, como espectadores e audiência do jornalismo brasileiro, pois, saber que a Cidade Ocidental tem índices de violência maiores do que os números divulgados sobre a violência do Rio de Janeiro é uma novidade e uma frustração para com o jornalismo do país que centraliza o cenário carioca em detrimento do restante do país, como se Brasil fosse somente o sudeste.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários