Como financiar o lote

/
domingo, 26 de agosto de 2007

No caderno Cidades do Correio Braziliense de 22 de agosto de 2007, as jornalistas Adriana Bernardes e Helena Mader, tratam de tema atual e muito procurado por leitores do jornal local sobre questões ligadas à conjuntura de moradia em Brasília.

A matéria “Como financiar o lote” tem alto valor no momento e como conseqüência, ponto alto no que diz a interesse público.

O texto divulga basicamente os cálculos de como financiar um lote em Brasília sem sair da negociação perdendo dinheiro. O financiamento está sendo proporcionado, como relata o texto pela Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP) e Banco de Brasília (BRB). Numa minuciosa simulação por especialistas de economia, a dupla de jornalistas apresenta por meio de uma tabela, os cálculos das prestações e o preço final do lote financiado pelas duas empresas. Sendo que o financiamento de menor valor, num espaço de tempo maior é do Banco de Brasília (BRB).

O ponto forte do texto é sua precisão de informação para os compradores, funcionando como guia. Em comparação com o mesmo tema publicado no mesmo dia no Jornal de Brasília, a do Correio é mais precisa por seus dados estar encadeados de forma seqüenciada em dois valore de lotes, taxas de juros, prazo de financiamento, prestação final, valor final, além de um tira-dúvidas que funciona como uma informação secundária presente no canto da matéria; ao contrário da matéria do Jornal de Brasília que se embasa somente em quatro desses itens.

Em comparação às matérias sobre o mesmo assunto, presentes em outros jornais locais, as autoras mostraram diferença e em conseqüência disso, melhor assimilação do assunto, ao deixar claro para qualquer leitor que saiba interpretar; tanto pela originalidade como pela profundidade, o que resulta como preocupação com o leitor, o que é o mais importante num tema de jornal.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários