Yes, nós somos bilíngues

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sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Com o objetivo de divulgar a forma de educação bilíngue no Brasil, sua demanda, procura e conseqüências para a educação de crianças de dois a dez anos de idade, os jornalistas responsáveis pelas matérias educativas da Revista Veja, Camila Antunes e Marcos Todeschini, abordam na matéria “Yes, nós somos bilíngües”, as várias opções de como os pais podem educar os filhos numa escola bilíngue sem afetar negativamente o aprendizado da criança na língua materna, bem como atrasá-la e desestimulá-la no ensino infantil. Por meio de dados são mostrados os benefícios que traz a inserção da criança numa língua estrangeira, mas também os cuidados a serem tomados em relação a essa forma de educar.

O texto tem sua narrativa centrada na inserção precoce de crianças nesse tipo de escolas que cresceu, segundo a matéria 25% em dois anos, de 2005 a 2007. Em contraponto, é exposto que, da mesma forma os adultos podem aprender e dominar uma língua estrangeira, mas que, no processo de aprendizagem, deve ser exercitada freqüentemente por ter sido estudada tardiamente e, diferentemente das crianças, ser armazenada em uma região do cérebro menos conectada com a fala.

A matéria tem um alcance importante para a classe média brasileira, a qual é a grande leitora da revista Veja, que tem condições financeiras de arcar com mensalidades que chegam a dois mil reais mensais. Sua validade tem um caráter restrito para essa pequena parcela da sociedade brasileira, pois como se sabe, se formos pensar na totalidade da nossa população, essa matéria não passa de um desrespeito para milhares de crianças, jovens e adultos que não têm nem mesmo como estudar numa escola pública.

O assunto está bem conciso no que diz respeito à clareza e objetividade, sendo que sua precisão e profundidade na apuração de dados, entrevistas, fotografias, ajudaram para seu sucesso.



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