“A situação ambiental do nosso planeta é dramática”

/
segunda-feira, 26 de outubro de 2015


Essa foi a mensagem deixada pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), prof. Wolmir Amado, em palestra sobre a Carta Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum, do papa Francisco, na Reunião Mensal de Pastoral, realizada no dia 10 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia.

Logo no início da sua fala, o reitor lembrou que, no contexto arquidiocesano, a Laudato Si está em consonância com a Carta Pastoral do Dom Washington Cruz, “Deus te abençoe, Goiânia!”, em celebração e homenagem ao aniversário de 80 anos da capital e o capítulo 13, do Documento Pós-Sinodal – A Caridade, na vida e na Missão da Igreja particular de Goiânia, que discorre sobre “o cuidado com o futuro da vida no planeta”.

A Encíclica, conforme explanou o prof. Wolmir, está dividida em seis capítulos e organizada no método de trabalho ver, julgar a agir. No primeiro capítulo, o papa convida a olhar a realidade do mundo; no segundo e no terceiro (julgar), reflete sobre a raiz humana da crise ecológica; no quarto apresenta os tipos de ecologia propostos. “O papa escreve aqui sobre as questões ambientais profundamente integradas e nos propõe a ecologia integral que perpassa os âmbitos social, ambiental e econômico”. No quinto, por sua vez, são apresentadas linhas de orientação e ação e o último, o papa “escreve sobre questões de educação e espiritualidade ecológica que nos levam à sensibilidade ambiental”, explicou.

Para o prof. Wolmir, “a situação ambiental do nosso planeta é dramática porque o mundo experimenta uma mudança de ritmo civilizatório acelerado para o qual não estávamos preparados”. O reitor ainda frisou que a natureza tem outro ritmo. “Quando tiramos recursos da natureza, ela não se recompõe imediatamente, por isso, precisamos urgentemente nos dar conta de que os ritmos naturais são diferentes dos culturais.”

Foto: Caio Cézar



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários