Dízimo: Expressão do amor e da gratuidade

/
domingo, 22 de fevereiro de 2015

O dízimo é a expressão da gratuidade e do desapego de tudo aquilo que Deus dá. É a  resposta do cristão em benefício dos mais carentes. Significa também a oferta ao Senhor pelas graças alcançadas e um compromisso especificado no 5º Mandamento da Igreja, “Ajudar a Igreja em suas necessidades”. Na Bíblia, o dízimo, que quer dizer a décima parte de alguma coisa, aparece em diversas passagens. Em Gênesis, Abrão dá a Deus “o dízimo de tudo” (14,20). Em Levítico (27,30-31), lê-se que “todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor”.

Padre Edson Costa, CSsR, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Matriz de Campinas), explica que o dízimo é um compromisso de todo batizado. “Na família eu tenho um compromisso e colaboro pelo bem de todos de alguma forma; na Igreja é a mesma coisa, o dízimo expressa o meu compromisso com a família cristã católica”.

“Deus ama quem dá com alegria”

Dízimo é considerado um tema tabu na sociedade de nossos dias, problema que, segundo o padre Edson, cabe à Igreja explicar. De que forma? Mostrando a finalidade do dízimo, que é ajudar quem necessita pela partilha e não para o enriquecimento de alguns. Falar em questões financeiras traz sempre um ar de desconfiança nas pessoas, sobretudo quando algumas igrejas seguem à risca a contribuição dos 10% do salário. “A Bíblia fala dos 10%, sim, mas o que é mais importante, seguir à risca a lei ou a misericórdia, o amor, a caridade? A Palavra diz em Mateus (23,23) “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade”, citou o padre. Deus se alegra mais com a atitude de quem dá com alegria do que quem o faz pela obrigação da lei. A gratuidade é de fato o significado do dízimo e o coração partido, símbolo da partilha, reflete bem as exortações bíblicas sobre o tema. “Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama aquele que dá com alegria” (2Cor 9,7).

Outra passagem bíblica que explica a importância do dízimo, conforme o padre Edson, “é mais fácil o camelo entrar pelo buraco da agulha do que o rico entrar no Reino de Deus” (Mt 19,24). “A passagem nos diz que os ambiciosos e acumuladores de riquezas não passam por um buraco de uma agulha, ou seja, a porta estreita, porque enchem sacos com muitos bens e caminham sozinhos, enquanto o pobre vai com o saco quase vazio, porque abre mão dos bens materiais e o pouco que lhe resta ainda divide com os irmãos. O dízimo é para isso, para contribuir e auxiliar aqueles que passam fome, frio, sede, estão na prisão, são órfãos, viúvos e/ou indigentes”.

Ser dizimista

O primeiro passo para ser dizimista, explica o presbítero, é abrir o coração ao desapego. Procurar a comunidade e se cadastrar. O valor não é o mais importante, mas sim o compromisso do cristão com a manutenção da Igreja, a colaboração aos irmãos e a evangelização em prol do Reino de Deus. Maria Lucinda Oliveira, 54, da Paróquia São Vicente Pallotti, do Conjunto Monte Carlo, é dizimista há 20 anos. “Contribuo porque sou consciente de que é meu dever de cristã”. Lucinda diz também que começou oferecendo 3% do salário e hoje contribui com 10%. “Faço sem dificuldade alguma, pelo contrário, sinto as graças de Deus em minha vida”. Seguem os passos da mãe os filhos Elder Henrique, 26, e Lucas André, 24, também dizimistas há quase dez anos.

Pastoral do Dízimo

Por fim, padre Edson faz um apelo à Pastoral do Dízimo presente nas paróquias. “Eu convido todas as equipes do dízimo a repensarem um pouco a divulgação e propagação desse trabalho nas comunidades, explicando que se trata de uma expressão espontânea de amor. E hoje, no mundo em que vivemos, regulado pelo mercado, nós temos que tomar cuidado para não fazer com que o dízimo seja um trabalho capitalista. A expressão do dízimo é gratuidade e não, pagar, devolver. Portanto, Deus que olha por mim, olha também por meu irmão através de mim que auxilio e ajudo a Igreja a realizar trabalhos sociais”.

Dimensões do Dízimo

Religiosa
Suprir as necessidades ligadas ao culto e aos ministros da Igreja. Gastos com o templo, construção e manutenção, salário dos funcionários, demais encargos.

Social
Ajudar os irmãos mais necessitados da comunidade, por meio das pastorais sociais, com a promoção do ser humano, resgatando os menos assistidos à vida.

Missionária
Sustentar as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao seminário e às missões da Igreja no mundo.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários