Tropa de Elite 2 denuncia a Polícia e os políticos corruptos

/
sábado, 9 de outubro de 2010

O segundo filme da franquia Tropa de Elite, de José Padilha, é uma ficção recheada com muitos dados da realidade. De modo especial, envolvem o longa a corrupção da polícia, tema abordado no primeiro filme e a corrupção dos políticos brasileiros. Logo nos primeiros minutos, Capitão Nascimento (Wagner Moura), deixa claro o que vai se passar em 1h56 de filme: “O inimigo é outro”. De fato, o tráfico não é o maior inimigo da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, segundo o filme. O inimigo agora é o próprio sistema dominado por policiais e políticos corruptos.

O longa se passa 15 anos após o primeiro filme. As cenas são do próprio cotidiano das comunidades (favelas) do Rio de Janeiro. Filho crescido, divorciado da mulher, uma vida cercada de inimigos, Nascimento agora é coronel e até o fim do filme ele passa a ser subsecretário de segurança pública do Rio de Janeiro. É aí que ele descobre que ao invés de estar ao lado da sociedade está na verdade dentro do berço da corrupção.

O filme é uma aula para se entender alguns motivos de a segurança pública não favorecer a população brasileira. É uma forma de entender por que muitos assassinatos, sequestros não são explicados. Tropa de Elite 2 denuncia uma polícia que na verdade é o inimigo público número 1 da sociedade. Denuncia também um sistema falido que colabora com interesses de poucos grupos dentro da própria corporação polícia e de grupos políticos.

Tropa de Elite 2 merece ser assistido por todos os cidadãos brasileiros. É uma forma de entender o complexo sistema de segurança do país e conhecer os motivos que fazem o Brasil ser conhecido internacionalmente como o país da impunidade para os ricos. Com uma fotografia perfeita, atuação espetacular de Wagner Moura e André Ramiro (Capitão André Matias), o longa de Padilha, com roteiro de Bráulio Mantovani e Rodrigo Pimentel, mais uma vez supera as expectativas, e por que não dizer que o segundo está melhor do que o primeiro?

Depois de assistir ao filme ficam várias perguntas no ar: Será que a PM realmente deve acabar no Rio de Janeiro, como bem afirmou no longa o Capitão Nascimento? Como já deu para perceber, o filme não é apenas ficção, mas convida para um debate polêmico que está muito longe de ter um fim. Quem protege quem? A população está segura? Quem assegura isso? E nossos políticos, são coniventes? Até que ponto nós, simples mortais, estamos protegidos por um sistema de segurança tal qual está hoje? Quem sabe o Tropa de Elite 3 explique.


Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários