Boi Bumbá de Parintins para o mundo

/
sexta-feira, 29 de junho de 2012


Hoje, 29 de junho de 2012, tem início em Parintins (AM) uma das festas de maior rivalidade do Brasil. Trata-se da festa do Boi Bumbá. Teve início em 1964 e atualmente é tida como o 2º maior festival folclórico do país. De um lado Garantido, o boi que surgiu em 1913, leva como símbolos o coração e a cor vermelha: “Capriche no seu que eu garanto no meu”, resposta antiga, que faz menção à rivalidade e mostra o tom da brincadeira amazonense. 

Do outro lado está aquele que provocou: “Vou caprichar no meu Boi”. Caprichoso simbolizado pela estrela e a cor azul, surgiu em 1925, fruto do pagamento de uma promessa de um cearense radicado no Amazonas. 

Dinâmica do espetáculo

Acontece dentro de uma arena circular. Os espectadores acompanham a festa, participam nas arquibancadas, mas somente quando o seu boi está brincando. A galera do contrário (torcida do boi adversário) neste momento, permanece em silêncio. Ambas as galeras também ensaiam coreografia para o desfile.

O Boi Garantido luta este ano pelo 29º título. Já o Caprichoso conta com 19 títulos, sendo que conquistou o último em 2010.



Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários